A história dos Missionários Redentoristas em Aparecida teve início no dia 28 de outubro de 1894, com a chegada dos alemães da Baviera. 130 anos depois, os continuadores daquela missão celebraram a memória dos seus pioneiros. Nesta terça-feira (29), os Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida repetiram o caminho traçado pelos Padres Lorenço Gahr e José Wendl, e os Irmãos Estanislau, Rafael e Simão. Leia MaisAssembleia Provincial tem início com presença do Superior Geral RedentoristaOs missionários da Baviera: De Altötting para Aparecida5 fatos marianos que marcaram a vinda dos pioneiros redentoristas
Os missionários da Unidade — que estão reunidos em Aparecida (SP) para a 1ª Assembleia Provincial — iniciaram o trajeto na estação ferroviária, onde os missionários bávaros foram recebidos com grande festa em 1894. No local, seminaristas e leigos fizeram uma emocionante encenação dos principais acontecimentos daquela noite de 28 de outubro de 1894.
A procissão e a encenação foram preparadas pela Comissão Extraordinária dos 130 anos, da qual faz parte a Oblata Redentorista Maria Helena Malta. Ela falou sobre o sentimento de participar de um momento histórico para a Província:
“É com tanta alegria que estamos fazendo isso. Saber que a partir do ‘sim’ deles, assim como o ‘sim’ de Maria, trouxe à nossa cidade esta alegria (…) nós temos esse desafio de mostrar ao Brasil e ao mundo a alegria de receber os pioneiros aqui. Sou Oblata Redentorista e estou com muita alegria participando de tudo isso. Então eu quero convidar a você, que está conosco: reze! Esta missão é muito árdua, mas é uma missão de muita alegria”.
O Pe. Martin Leitgob, C.Ss.R., Superior Provincial da Província de Viena-Munique, da mesma região de onde vieram os pioneiros alemães, participou da procissão. Como membro de uma “Província Mãe” da Província Nossa Senhora Aparecida, o padre austríaco comentou sobre a primeira visita à terra da Padroeira do Brasil:
“Estou muito feliz! Realmente é uma grande honra para os padres e irmãos que vieram 130 anos atrás. Estou feliz com a Província Nossa Senhora Aparecida em celebrar esse evento mágico. Obrigado”.
A procissão, acompanhada pelos missionários redentoristas e pela população de Aparecida, terminou na Basílica Histórica, com uma grande festa e a celebração da Eucaristia, que foi presidida pelo Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R., Superior Geral da Congregação Redentorista. Concelebraram o Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., Superior Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida, o Pe. Martin Leitgob, C.Ss.R., e o Pe. César Pantoja, C.Ss.R., coordenador da Conferência da América Latina e Caribe.
Assembleia Provincial
A Procissão Memória pelos 130 anos fez parte da programação da 1ª Assembleia da Província Nossa Senhora Aparecida, que teve início na última segunda-feira (28) e segue até quinta-feira (31), na Casa de Hospedagem e Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP).
Nesta quarta-feira (30), os participantes da Assembleia participam de uma plenária sobre os Estatutos Provinciais. Às 18h eles participam da Eucaristia no Altar Central do Santuário Nacional.
Acompanhe os principais momentos da Assembleia Provincial pela Rede Aparecida de Comunicação e pelas redes sociais oficiais da Província Nossa Senhora Aparecida.
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
O primeiro redentorista professo brasileiro
José Ferreira Caminha nasceu no dia 18 de novembro de 1841. Leia sobre sua história!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.