Busque por:
Fábio Cláudio Giordano Fulgêncio nasceu em Cartago, África, em 465, numa rica família cristã. Sua formação intelectual foi excelente, tendo se interessado pela religião, pelas artes e pela literatura. Frequentava um mosteiro próximo de casa, onde rezava com os monges e frequentava sua biblioteca. Lendo os comentários de Santo Agostinho sobre o Salmo 36, decidiu levar uma vida de austeridade e solidão. Acabou por se tornar sacerdote.
Na sua época, reinavam os Vândalos no norte da África, o que significava que os hereges arianos dominavam, havendo perseguições aos católicos. Os bispos tinham que ser eleitos em segredo, e Fulgêncio foi designado para a diocese de Ruspe. O rei Trasamundo tomou conhecimento do fato e exilou os 60 bispos da região para a ilha da Sardenha, pertencente aos seus domínios. Ali, Fulgêncio, culto, de firme caráter e com espírito de liderança, e ao mesmo tempo muito humilde, tornou-se professor dos demais cristãos, clero e fiéis.
Por fim, mesmo o rei o respeitava. Teólogo e polemista, tornou-se famoso pelo combate aoarianismo e ao semipelagianismo. Foi o último dos grandes teólogos da Igreja africana, e um expoente da influência exercida por esta no Ocidente. Escreveu muitas obras religiosas no exílio, de onde só voltou a Ruspe após a morte do rei. Reorganizou a diocese e restabeleceu a ordem e a disciplina; faleceu em 1 de janeiro de 533: “Foi o maior dos teólogos e o bispo mais santo de seu tempo”, segundo Bossuet.
Colaboração: José Duarte de Barros Filho
Reflexão:
Mesmo durante as crises, perseguições, contrariedades de todas as épocas, a Igreja triunfa na fidelidade à Verdade, e é através do exemplo e da proclamação corajosa desta Verdade, confiados a nós por Deus, que o mundo pode ser modificado para melhor. Por isso não pode haver desânimo entre os católicos. Fulgêncio, que pregava ser a caridade "o caminho que conduz ao céu", a realizou na sua vida prática e no ensinamento aos irmãos, como, hoje, também nós devemos fazer.
Oração:
Deus providente e misericordioso, que nunca abandonais Vossos filhos, fortalecei-nos com o exemplo e a intercessão de São Fulgêncio, para que não descuidemos da nossa humildade, formação e apostolado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora. Amém.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: